CHEMSKETCH um Software para o ensino de Química


         O software CHEMSKETCH foi desenvolvido como ferramenta para ensino e aprendizagem em química. O reconhecimento do computador, como aliado nos processos de ensino e aprendizagem, está se fazendo de maneira  cada vez mais clara, tanto na licenciatura especializada nacional, como a internacional, o que tem gerado diferentes tipos de discursso e pesquisa. Nesse sentido são disponibilizados diferentes softwares educacionais ( programas desenvolvidos para computador) que podem instrumentalizar tanto o professor como o aluno na tarefa de aperfeissoar cada vez mais os mesmos. ACD/Chemsketch 8.0 freeware, permite a construção de estruturas moleculares, mecanismos de reações, cálculo de propriedades físico-químicas, elaboração de relátorios, apresentações, aulas, aparelhagem de laboratório, apresenta modelos representacionais entre outros.
Tem como Objetivo propocionar aos os estudantes, químicos, farmacêuticos, físicos-químicos e para mais todos os pesquisadores envolvidos com o estudo de compostos químicos orgânicos complexos, os quais necessitam de uma visualização ampla e integral das moléculas abordadas em suas pesquisas. 
Para obter o Software :
Precisa-se primeiramente cadastra-se no site: http://www.acdlabs.com/home/     
Após receber um email de confirmação com sua senha, comece a navegar no site e solicite o programa ACD/Chemsketch 10.0 freeware.Faça o download em um só arquivo ou varios,quando baixar, ira aparecer uma janela, a qual você irá salvar o programa no seu computador.
Além da estrutura plana, o ChemSketch possui um módulo de geração e visualização de moléculas em 3D e 2D.É um software Gratuito,facil instalação,Possui tabela periódica própria do programa,Possui banco de dados com estruturas, como aminoácidos, ciclos, entre outros.Possui ferramenta que faz cálculos de propriedades moleculares, tais como massa, formula centesimal, volume molar, índice de refração, tensão superficial, constante dielétrica, densidade, entre outros cálculos.
É preciso se cadastrar no site, o qual está todo em inglês,sua abordagem é de dificil entendimento.